Top
  • 11-06-2024 16:25

Coreógrafo Fernando Duarte é o novo diretor da Companhia Nacional de Bailado

Coreógrafo Fernando Duarte é o novo diretor da Companhia Nacional de Bailado

Lisboa, 11 jun 2024 (Lusa) – O coreógrafo e professor de dança Fernando Duarte vai ser o novo diretor da Companhia Nacional de Bailado (CNB), em Lisboa, anunciou hoje o Organismo de Produção Artística (Opart), em comunicado.

Fernando Duarte, cofundador da companhia Dança em Diálogos, foi escolhido através de um concurso internacional lançado em março deste ano, e vai iniciar funções a 02 de setembro, sucedendo a Carlos Prado, atual diretor, que termina o mandato a 30 de agosto.

Nascido em Lisboa, em 1979, Fernando Duarte estudou na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, sob orientação dos professores Maria Bessa e António Rodrigues, estagiou na Companhia de Dança Contemporânea, foi bailarino principal da CNB e solista no Ballet Nacional da Noruega.

O júri do concurso foi dirigido pela presidente do conselho de administração do Opart, Conceição Amaral, e composto por Rui Morais, vogal da administração do Opart, Mark Deputter, administrador e diretor artístico da Fundação Culturgest, Olga Roriz, coreógrafa e diretora da Companhia Olga Roriz, e Ted Brandsen, coreógrafo e diretor artístico do Ballet Nacional Neerlandês.

Na justificação da escolha o júri considerou que, "apesar da grande qualidade das cinco candidaturas selecionadas para a fase das entrevistas, a proposta programática, a formação e a experiência artística de Fernando Duarte reuniram unanimidade na decisão, distinguindo-se pela sua clareza e abrangência", indica a nota de imprensa.

O concurso internacional recebeu um total de 46 candidaturas, nove de cidadãos portugueses e 37 de estrangeiros, 21 elegíveis, segundo a mesma fonte do Opart.

AG // MAG

Lusa/Fim