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Evolução do número de publicações dos candidatos nas quatro redes sociais, entre 2 de fevereiro e 6 de março

 
 

Ao longo das 5 semanas do período eleitoral analisado, realizou-se um acompanhamento da atividade online dos candidatos a primeiro-ministro em Portugal assim como dos seus partidos políticos. Deste modo, foi possível constatar a evolução da sua atividade em termos de volume de publicações e da atenção (medida em interações) recolhida pelos candidatos e partidos. Paralelamente, analisámos também as publicações feitas por outros utilizadores das redes sociais em que os candidatos eram mencionados, procurando assim recolher informação sobre quais políticos eram mais referidos e em que contexto.

 

Publicações dos candidatos

 

De forma geral, podemos concluir que, entre o início de fevereiro e o início de março, a atividade online dos candidatos a primeiro-ministro teve um aumento gradual com o decorrer das semanas. Este aumento traduziu-se no crescimento, tanto das publicações como das interações. Destaca-se que a primeira semana analisada (1 a 7 de fevereiro de 2024), possui aproximadamente os mesmos níveis de publicações e interações que a última semana analisada.

Portanto, assiste-se a uma quebra acentuada no volume de publicações na segunda semana analisada, que corresponde ao início dos debates televisivos. Após as duas semanas de debates televisivos, o volume de publicações dos candidatos volta a aumentar até ao dia das eleições.

 

Evolução do número de publicações dos candidatos, nas 4 redes sociais, ao longo de 5 semanas

 

Evolução do número de publicações dos candidatos, nas 4 redes sociais, ao longo de 5 semanas

Fonte: MediaLab CIES Iscte e OberCom - Observatório da Comunicação.

 

No entanto, relativamente às interações, estas tendem a aumentar a partir da terceira semana analisada. Podemos assim concluir que durante o período de debates televisivos, os candidatos concentraram a sua comunicação na televisão e logo após encerrados os debates, retomaram uma atividade comunicativa nas redes sociais online mais volumosa.

Apesar de ser a segunda rede social online menos utilizada, a seguir ao TikTok, o Instagram, foi a plataforma que gerou maior número de interações totais para as publicações dos candidatos . Em média, cada publicação dos candidatos no Instagram gerou cinco vezes mais atenção do que as suas publicações no Facebook.

Ou seja, o Instagram foi, nesta eleição, o principal aliado da generalidade dos candidatos em termos de disseminação da mensagem política. Esta tendência difere da observada nas últimas eleições legislativas, nas quais o discurso político mostrava pouca relevância no Instagram e institui esta rede como um ponto de observação importante para a comunicação política no futuro próximo.