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Evolução do número de interações nas publicações dos candidatos nas quatro redes sociais, entre 2 de fevereiro e 6 de março

 
 

Evolução do número de interações nas publicações dos candidatos, nas 4 redes sociais, ao longo de 5 semanas

 

Evolução do número de interações nas publicações dos candidatos, nas 4 redes sociais, ao longo de 5 semanas

Fonte: MediaLab CIES Iscte e OberCom - Observatório da Comunicação.

 

O Facebook foi a rede social mais utilizada pelos candidatos. No entanto, esta atividade não significou necessariamente mais interações do que nas outras redes sociais online, sendo que, em números de interação, o Facebook foi ultrapassado pelo Twitter/X e pelo Instagram. Desta forma, o Twitter/X, apesar de não ser a principal escolha de comunicação online dos candidatos, tende a recolher mais atenção (medida em interações) do que o seu principal canal de comunicação online, o Facebook.

É pertinente destacar a atividade online de André Ventura. Enquanto candidato, é aquele que, tendencialmente, gera mais interações no Facebook, Twitter/X, Instagram e TikTok. Além disso, foi o único candidato que soube capitalizar o TikTok. Para além de Ventura, esta rede social apenas foi utilizada por Pedro Nuno Santos e Inês Sousa Real. Contudo, o líder do Chega demonstrou uma performance distinta, com um crescimento substancial em interações nas últimas duas semanas, passando das 30 mil interações totais para mais de 100 mil interações no espaço de uma semana, recolhendo assim, mais interações apenas no TikTok do que a totalidade dos candidatos no Facebook e no Twitter/X.

Ou seja, ao contrário do que tinha acontecido em anteriores atos eleitorais em Portugal (em que o Facebook era a rede social mais importante), as duas redes sociais online mais recentes - Instagram e TikTok - parecem assumir um papel de maior protagonismo na distribuição da comunicação política, principalmente o Instagram. Em termos de conteúdo, é relevante notar que a participação em programas televisivos ou entrevistas e os debates televisivos foram os temas mais frequentes das publicações mais bem-sucedidas dos candidatos no conjunto das quatro redes sociais online analisadas.

 

Publicações dos Partidos

 

À semelhança do que se observou na atividade online dos candidatos, o Chega foi o partido que, tendencialmente, angariou mais interações no Facebook,Instagram, TikTok e YouTube. Para o Facebook e Instagram adotou estratégias semelhantes, recorrendo muitas vezes a capturas de ecrãs de notícias e à partilha de sondagens ou estudos que indicassem o apoio ao partido por parte dos eleitores. Por outro lado, no TikTok, o Chega adotou uma estratégia diferente com muitos vídeos de André Ventura, da campanha e de momentos dos debates televisivos.

Os partidos com métricas mais altas no Instagram foram o Chega e a Iniciativa Liberal. No TikTok, o Bloco de Esquerda foi o partido que recebeu mais atenção, juntamente com o Chega. Ainda assim, os posts com mais interações do BE são, na sua maioria, excertos do debate entre Mariana Mortágua e André Ventura. A participação da líder bloquista em programas humorísticos como o “Isto É Gozar Com Quem Trabalha” e “Bom Partido” também recolheu altos níveis de atenção (medida em interações) na conta do BE. Tal como aconteceu com os candidatos, embora a maioria dos partidos publique maior quantidade de conteúdos no Facebook do que nas outras redes sociais, na verdade é o Instagram que lhes confere a maior quantidade de interações. Em geral, o partido Chega consegue médias de interações por cada post superiores aos restantes partidos. No patamar seguinte encontramos o Bloco de Esquerda e a Iniciativa Liberal no Instagram.